Chegou ao fim a greve geral dos agentes penitenciários em Rondônianesta sexta-feira (15). A decisão foi confirmada pela manhã durante uma reunião entre a categoria em Porto Velho. Os trabalhadores se comprometeram a retomar os serviços no próximo fim de semana em todo o estado. Os trabalhadores seguiam em mobilização grevista desde o dia 18 de janeiro.
Segundo a presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Rondônia (Singeperon), Dahiane Gomes, os agentes decidiram dar fim à paralisação após sugestão do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO), mas reafirmaram a possibilidade de retomarem o movimento grevista, caso as demandas da categoria não sejam atendidas pelo governo estadual.
“A classe entendeu que deveria suspender o movimento a pedido do presidente do TJ-RO, Walter Waltenberg. Nesse sentido, deliberaram e decidiram deixar a mim o poder de deflagrar a greve a qualquer momento, caso a gente não consiga avançar nas tratativas com o Estado”, explicou Dahiane.
Ainda durante a reunião, os agentes penitenciários estipularam que o cumprimento do acordo na fase final por parte do estado deve ocorrer até abril deste ano.
A greve teve início após o sindicato alegar que o governo estadual vetou um acordo orçamentário que implantaria um plano de carreira, bem como o realinhamento nos salários.
Outra demanda da categoria é de que haja um agente para cada cinco presos nas unidades prisionais. Segundo o sindicato, o acordo orçamentário foi prometido por Coronel Marcos Rocha (PSL) enquanto ele atuava na Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), e vetado quando assumiu o governo de Rondônia.
“O Estado enviou a proposta de que a implantação dos auxílios que já recebemos seria implantada no primeiro quadrimestre de 2019, ou seja, até abril”, complementou a presidente do Singeperon, Dahiane Gomes.
Com o fim da greve geral, o Singeperon confirmou que os agentes retornam aos postos de trabalho já no próximo sábado (16) nas unidades prisionais de Porto Velho. Já nos municípios do interior do estado que aderiram ao movimento grevista, a previsão de retorno é no próximo domingo (17).