Emilia Clarke, a Daenerys Targaryen de “Game of Thrones”, revelou ter sofrido duas hemorragias cerebrais graves desde o início de 2011 – ano em que a série de fantasia estreou na HBO.
Em um relato em primeira pessoa publicado na revista “The New Yorker”, a atriz britânica conta que passou por duas cirurgias para tratar os aneurismas.
“Quando todos os meus sonhos de infância pareciam se tornar realidade, eu quase perdi a cabeça e depois a minha vida”, escreveu Clarke, três vezes indicada ao Emmy. “Eu nunca contei essa história publicamente, mas agora é a hora.”
No artigo intitulado “Uma batalha pela minha vida”, ela lembra que descobriu a doença depois de sentir uma “dor aguda, penetrante e constritiva” no crânio durante um exercícios físicos.
“Em algum nível, eu sabia o que estava acontecendo: meu cérebro estava danificado”, relatou.
“Por alguns momentos, tentei afastar a dor e a náusea. Disse para mim mesma: ‘Eu não vou ficar paralisado’. Para manter minha memória viva, tentei lembrar, entre outras coisas, de algumas falas de ‘Game of Thrones’.”
Cirurgias
Nessa época, ela fez a primeira cirurgia. No processo pós-operatório, uma enfermeira lhe pediu que dissesse seu próprio nome completo. “Eu não conseguia me lembrar”, contou.
“Palavras sem sentido saíram da minha boca e eu entrei em pânico. Eu sou uma atriz, precisava lembrar das minhas falas, e agora eu não conseguia lembrar meu próprio nome.”
Recuperada, Clarke voltou ao trabalho um mês depois, mas um segundo aneurisma menor foi detectado do outro lado do seu cérebro. A nova cirurgia foi feita em 2013, novamente bem sucedida.
“A recuperação foi ainda mais dolorosa do que a da primeira cirurgia”, escreveu a atriz. “Parecia que eu tinha passado por uma guerra pior do que qualquer uma que Daenerys tenha experimentado.”