Trabalho de detentos do Amazonas gera economia de mais de R$ 300 mil ao Estado, aponta Sead

Curso de qualificação técnica 'Transformar' já conta com 28 participantes.

0
422

Detentos do semiaberto que participam de cursos de qualificação técnica geraram uma economia de mais de R$ 300 mil na manutenção de equipamentos do Estado. Foram consertados mais de 200 equipamentos como condicionadores de ar, bebedouros e freezers por detentos que participam do projeto “Transformar”.

O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead). Atualmente, 28 participantes estão se qualificando em manutenção e instalação desses equipamentos. O curso de 160 horas é dividido em aulas teóricas e práticas, e será encerrado nesta semana. Até o fim do ano, uma nova turma com a mesma quantidade de alunos deve ser iniciada.

As características do clima de Manaus fazem profissionais com capacitação serem bastante necessários no mercado de trabalho. “No nosso estado, depende-se muito de refrigeração, porque aqui é muito quente. A indústria precisa demais desse tipo de homens qualificados. Hoje são homens diferentes, têm um boa disciplina, um bom comportamento e nós temos tudo para colocar de volta esses homens no mercado”, disse o professor do curso pelo Cetam, José Orlando Freire.

Projeto é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). — Foto: Divulgação/ SEAD

Projeto é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). — Foto: Divulgação/ SEAD

‘Transformar’

O projeto é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). Além de ter o certificado de qualificação, os apenados que concluem o curso preenchem requisito para concorrer ao Reintegrar Banco do Povo, um programa da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui