O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019) já está chegando e nada mais cômodo de mandar bem na redação. Neste ano o ministro da Educação, Abraham Weintraub, já revelou que o exame não cobrará temas “ideológicos”. Professores ouvidos pelo Jornal Meio Norte já anteciparam que os candidatos devem deixar de lado pautas progressistas. O Uol fez uma aposta de dez temas que podem cair nesta edição, então até lá, treine.
Confira dez apostas dos professores para a prova de redação do Enem 2019.
1. Patriotismo
Aqui, vários recortes temáticos podem ser feitos. Num deles, a reiteração do conceito de identidade nacional, fazendo uma discussão em torno dos símbolos do Brasil como nação (bandeira, hino, “heróis” nacionais).
2. Discussão sobre vacinas
A vacinação está em queda no Brasil. Esse tema permite que os alunos se posicionem contra ou a favor do uso de vacinas, sem que haja grandes polêmicas em torno de questões políticas. Como sempre, há o aspecto bastante importante para as versões anteriores do Enem —o respeito aos direitos humanos, que não deve ser esquecido pelos candidatos ao construir sua argumentação.
3. Os malefícios do uso de drogas para indivíduo e sociedade
Essa temática pode ser explorada pelo Enem, na avaliação do professor, de modo a levar o aluno a ter que se posicionar sobre o consumo de drogas como o motor para os altos índices de criminalidade que afligem a sociedade.
4. Importância da disciplina no ambiente escolar
Outro tema caro ao conservadorismo, a ideia de associação entre disciplina e o ambiente escolar pode aparecer na prova com muitas roupagens diferentes. Numa delas, pode-se trazer à discussão o bom desempenho de sistemas de ensino baseados em disciplina, em países como a Coreia, por exemplo.
5. O liberalismo econômico e o desenvolvimento das sociedades
Uma reflexão sobre a liberdade de empreender numa sociedade baseada no livre mercado e a importância do liberalismo econômico na construção do modo de vida ocidental podem ser esperados do aluno. Esse é um tema que permite uma articulação de conhecimentos históricos, geográficos e geopolíticos, o que pode testar o repertório sociocultural que os alunos construíram ao longo do ensino básico.
6. Variedades linguísticas
A variação linguística é um interessante aspecto da língua portuguesa. É um tema importante, neutro, pois ele não mexe com ideologias e não traria maiores consequências em relação a polêmicas.
7. Valores da juventude
Esse seria um ótimo tema para fugir de polêmicas, pois é uma boa oportunidade de o atual governo escutar o que os jovens têm a dizer e descobrir quais são os seus projetos, seus valores, suas formações, sonhos e o que eles esperam do Brasil.
8. Caminhos para combater a violência nas escolas
Este tema viria ao encontro de um projeto do presidente Bolsonaro que visa a criação de escolas cívico-militares para tornar os ambientes escolares mais seguros e disciplinados.
9. Como solidificar os valores da família
Como evitar a desagregação e resgatar valores de união entre os membros para uma sociedade saudável? Falar de uma sociedade que aposta no poder da família e o que fazer para que ela seja unida e sólida é outra aposta.
10. Cuidado com o meio ambiente
Essa seria uma outra alternativa, pois os jovens teriam a oportunidade de manifestar a sua opinião sobre a preservação ambiental e falar sobre as suas percepções sobre o tema, que poderiam variar em relação ao cuidado com o lixo, com as águas, a questão das queimadas nas florestas, as cidades e a sua limpeza, por exemplo.