Estiveram presentes na solenidade o Prefeito Thiago Flores; a Secretária da SEMED, Cleuzeni Maria de Jesus; o Vereador Joel Martins (DEM), representando a Câmara Municipal; a Diretora Pedagógica da SEMED, Neidair Mazini; a Secretária da Escola Mafalda Rodrigues, Marilza Andrade; os vereadores Vanilton Cruz (SD) e Eronildo Pereira (PRB); além do representante da comunidade local, Josué Pessoa de Souza.
Segundo a SEMED, a escola do campo precisa de um ambiente centrado na cultura camponesa local, enraizada na memória popular e cuja vida e sua dimensão assumem lugar central, uma escola, que aprende com a vida. Desta forma, entende-se como educação no campo uma proposta de educação concebida pelos povos que residem na localidade, atendendo os anseios, valorizando a cultura, saberes, valores, gestos e símbolos.
A proposta oferecida pelo Projeto Piloto – Educari é continuar garantindo o currículo básico obrigatório e levar aos alunos a transformação, que assimilem a realidade, transformando, recriando e levando o mesmo a ser o protagonista de sua própria história.
Por meio da ação, alunos, equipe técnica pedagógica e comunidade escolar passarão a produzir novos conhecimentos nos diferentes aspectos e dimensões da vida social, visando a formação de cidadãos preparados para o mundo do trabalho e que contribuam na construção de uma sociedade mais humana, solidária e fraterna.
De acordo com a Secretária da SEMED, Cleuzeni Maria de Jesus, o objetivo do projeto com formação integral de adolescentes e jovens no campo se baseia no desenvolvimento equilibrado de cada um dos estudantes.
“O objetivo do projeto é fortalecer as ações no campo, porque a gente vê hoje muitas famílias deixando o campo e indo morar na cidade. Então, o objetivo principal, é mostrar a importância de permanecer no campo e mostrar que aqui também pode haver a aprendizagem dentro da realidade”
ATUAÇÃO DO PROJETO EDUCARI
Segundo Cleuzeni Maria de Jesus, os alunos do 6° ao 9° da Escola Mafalda Rodrigues passarão a ter currículo de horas aulas voltadas especificamente para a educação no campo.
“Serão trabalhadas diversas atividades teóricas e práticas. Haverá dias durante a semana, que os alunos ficarão o dia inteiro na escola desenvolvendo as atividades. Eles também levarão algumas atividades para casa, onde irão desenvolver junto com a comunidade e família.” Comentou.