Após receber várias denúncias a Delegacia do Núcleo de Combate às Defraudações de Porto Velho, iniciou as investigações para apurar crimes de estelionato que vem sendo aplicado contra pensionistas do Instituto de Previdência do Estado de Rondônia (Iperon).
Segundo o delegado responsável pelas investigações, Swami Otto, pessoas estão se passando por advogados do Iperon e entrando em contato com pensionistas por meio de mensagens de WhatsApp e ligações telefônicas.
De acordo com a Polícia, os criminosos enganam as vítimas dizendo que existem elevados valores a serem recebidos referentes a ações judiciais e apólices de seguros.
Como condição para receber tal benefício, os criminosos induzem a vítima a realizar depósito de valores em conta bancária indicada por eles.
O delegado orienta a todas as pessoas que receberem mensagens ou ligações dessa natureza a não fazerem qualquer depósito, devendo imediatamente procurar a delegacia mais próxima de sua casa e efetuar o registro de ocorrência.
A Polícia disponibiliza o dique denúncia 197, onde qualquer pessoa que tenha informações que possam auxiliar nas investigações, poderá fazer contato. Não precisa se identificar.