O Hospital Regional decidiu suspender, a partir desta segunda-feira (16), as visitas a pacientes internados na unidade em Vilhena (RO), no Cone Sul do estado. A proibição é por causa de uma suspeita de coronavírus na cidade, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus).
Conforme divulgado pela prefeitura de Vilhena, as visitas ficarão suspensas por 30 dias e somente os acompanhantes que forem necessários continuarão tendo acesso ao hospital.
No domingo (15), a Semus divulgou que uma criança de 11 anos está com suspeita do novo coronavírus. O paciente está sendo tratado em casa e é o único da família com sintoma gripal, após retornar de viagem dos Estados Unidos.
“A coleta de amostras para exame foi feita e, até quarta-feira, deve estar pronto o exame para H1N1 e, até o dia 23, o resultado para Covid-19, emitido por laboratório de São Paulo”, informou a Semus.
A prefeitura disponibilizou telefones para que a população de Vilhena possa tirar dúvidas sobre o coronavírus:
- UBS Afonso Mansur 3321-5600
- UBS Carlos Mazala 3322-6512
- UBS Cristo Rei 3322-9666
- UBS São José 3321-1578
- UBS Industrial 3322-9321
- UBS João Luiz 3321-5816
Casos suspeitos em Rondônia
Até o último balanço da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa), há 21 casos suspeitos de Covid-19 no estado de Rondônia. São:
- 9 casos investigados em Ariquemes;
- 9 suspeitos em Porto Velho;
- 2 suspeitos em Ji-Paraná;
Nenhum caso de coronavírus foi confirmado no estado até a manhã desta segunda-feira (16).
Qual é a origem do vírus?
O novo vírus é apontado como uma variação da família coronavírus. Os primeiros foram identificados em meados da década de 1960, de acordo com o Ministério da Saúde.
O nome do vírus não foi definido pela organização. Temporariamente, recebeu a nomenclatura de 2019-nCoV.
A doença provocada pela variação originada na China foi nomeada oficialmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como COVID-19, em 11 de fevereiro. Ainda não está claro como ocorreu a mutação que permitiu o surgimento do novo vírus.
Outras variações mais antigas de coronavírus, como SARS-CoV e MERS-CoV, são conhecidas pelos cientistas. Eles também chegaram aos humanos por contato com animais: gatos, no caso da Sars, e dromedários, no vírus Mers.
Adicione nosso número de Whatsapp para receber informações sobre o novo coronavírus: +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito na linha de informação).