Algumas instituições públicas e privadas já estão alterando suas rotinas e oferta de serviços no Acre por medida de prevenção devido à pandemia do novo coronavírus. O estado segue sem nenhum caso confirmado da doença.
Mesmo assim, órgãos como o Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC), Ministério Público do Acre (MP-AC) e Governo do Estado já estão adotando algumas medidas.
Exames feitos no Centro de Infectologia Charles Mérieux, na Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre), em Rio Branco, descartaram a presença do novo coronavírus em cinco casos suspeitos da doença. A informação foi divulgada no domingo (15) pela Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre).
O Acre chegou a investigar quatro possíveis casos de Covid-19. Três desses deles foram reconhecidos como suspeitos pelo Ministério da Saúde, mas, na terça (10), a Secretaria de Saúde (Sesacre) informou que os exames deram negativo para as suspeitas.
O G1 organizou uma lista com as alterações informadas pelas instituições. Ela será atualizada sempre que uma nova mudança for divulgada.
Hospitais: o Pronto-Socorro de Rio Branco foi escolhido como unidade de referência para atendimento dos casos suspeitos do novo coronavírus (Sars-Cov-2). Há uma ala preparada para isolamento dos pacientes e também uma equipe de profissionais pronta para atender, 24 horas, as pessoas que apresentem sintomas da doença.
Educação
Rede Estadual: a Secretaria de Educação Estadual (SEE) informou que as aulas seguem normalmente. A secretaria finaliza um material informativo e planeja oficinas de orientação nas escolas.
Rede municipal: a Prefeitura de Rio Branco montou um grupo de prevenção à doença nas instituições de ensino na capital acreana. Uma das primeiras ações do grupo é orientar e tirar dúvidas de 86 diretores das escolas públicas.
Ensino superior: a Universidade Federal do Acre (Ufac) suspendeu as atividades acadêmicas por 15 dias e orientou que os servidores trabalhem de casa.
Escola de Idiomas: o Centro de Idiomas de Línguas (CEL) segue com as aulas e atendimentos normalmente nesta segunda (16). A coordenação espera um posicionamento da Secretaria de Educação (SEE) para saber os próximos passos.
CIEE: as atividades presenciais de capacitação de aprendiz foram suspensas até o dia 31 deste mês pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Porém, a instituição relembrou que conta com CIEE Saber Virtual
ÓRGÃOS PÚBLICOS
Governo do Acre: O governador do Acre, Gladson Cameli, orientou que as pessoas que têm viagens marcadas para fora do estado cancelem. Outra medida anunciada foi a publicação de um decreto convocando servidores da Segurança, Educação e Saúde para atuarem no combate ao novo coronavírus.
O gestor anunciou também que deve publicar um decreto com todas as medidas de prevenção a Covid-19. Entre as medidas estão: suspensão de grandes eventos e festivais indígenas, cancelamento de viagens do governador e de servidores, reforço na fiscalização das fronteiras do Acre
Justiça: O Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) suspendeu o atendimento presencial ao público, visitações e viagens como medida de prevenção do novo coronavírus. As ações são parte de uma portaria conjunta divulgada nesta segunda-feira (16).
Defensoria Pública: Servidores, estagiários e voluntários do órgão, mesmo sem apresentar sintomas da doença, mas que tenham feito alguma viagem nacional e internacional nos últimos 15 dias devem procurar uma unidade de saúde para as orientações. Com isso, pelo prazo de sete dias o servidor não pode comparecer na Defensoria Pública. Os horários de atendimento não sofreram alterações.
Ministério Público: Viagens e atividades programas foram suspensas como medida de prevenção no Ministério Público do Acre (MP-AC).
Câmara Municipal: Em Rio Branco, ainda não houve alteração no atendimento e nem expediente da Câmara de Vereadores. Porém, os vereadores devem se reunir na terça-feira (17) para decidir as medidas de prevenção.
Prefeitura: a Prefeitura de Rio Branco disse que montou uma sala de emergência para elaborar medidas e ações de prevenção a Covid-19. A prefeita Socorro Neri se reuniu, na segunda-feira (16), com secretários e a Procuradoria do Município para elaborar estratégias.
Serviços
Sistema prisional: em coletiva na segunda (16), o governo do Acre informou que estuda suspender as visitas nas unidades prisionais do estado. Porém, isso deve ser definido na publicação de um decreto com as medidas de prevenção.
Procon: a direção do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor no Acre (Procon-AC) informou que não há alteração no horário de atendimento e funcionamento do órgão.
OCA: a direção da Central de Atendimentos informou que reforçou os cuidados preventivos para combater o novo coronavírus. Equipes da Sesacre devem orientar e dar uma palestra para os servidores da OCA. Além disso, a direção solicitou reforço na limpeza com álcool em gel nas mesas e os atendentes devem evitar o contato físico, lavar sempre às mãos e rosto.
Esporte
Futebol: O presidente da Federação de Futebol do Estado do Acre (FFAC), Antônio Aquino Lopes, informou à equipe do Globo Esporte Acre que os jogos continuam ocorrendo normalmente no estado, mas que, se houver algum caso da doença confirmado ele deve tomar novas medidas.
Pandemia
A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou na quarta-feira (11) a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2).
Para o ministro da Saúde do Brasil, Luiz Henrique Mandetta, houve “demora da OMS” para fazer a declaração, já que o número de casos fora da China aumentou 13 vezes nas últimas duas semanas e o número de países afetados triplicou.
O Ministério da Saúde divulgou, nesta segunda-feira (16), um novo balanço dos casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil: são 234 casos. Além disso, o balanço tem os seguintes destaques:
- 234 casos confirmados, eram 200 no domingo
- 2.064 casos suspeitos
- 1.624 casos descartados
- 26 casos de transmissão comunitária (DF, SP e Rio)
- 18 pessoas estão hospitalizadas (7% do total)
São 152 casos confirmados em São Paulo e 31 no Rio de Janeiro. Ao todo, 15 estados e o Distrito Federal têm casos confirmados. Atualmente, a idade média dos infectados é de 40 anos.
Como evitar o contágio
- Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal;
- Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
- Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
- Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
- Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.