O Ministério Público de Rondônia por intermédio da 3ª PJA da Comarca de Ariquemes instaurou procedimento administrativo para investigar o aumento abusivo de preço do álcool em gel nos estabelecimentos comerciais na Região do Vale do Jamari.
Inúmeras reclamações sobre aumento exagerado de preços têm chegado àquela 3ª Promotoria de Justiça de Ariquemes, através da Curadoria do Consumidor, que vem efetuando visitas e constatando irregularidades praticadas na comercialização desses produtos, indispensáveis neste momento de pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19).
A Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (ACIA) foi acionada por intermédio da 3ª. Promotoria para que advirta seus associados e o comércio em geral sobre essas práticas, as quais são caracterizadas como crimes contra a economia popular, podendo ter responsabilidades civis e criminais.
A ACIA exorta seus afiliados à consciência solidária de bem atender a população protegendo-a. A investigação é conduzida através da Curadoria do Consumidor, sob a responsabilidade da promotora de justiça Elba Souza de Albuquerque e Silva Chiapetta.