Pesquisadores da Fundação Paulo Feitoza (FPF), no Polo Industrial de Manaus, deram início ao desenvolvimento de um novo respirador hospitalar para auxiliar pacientes diagnosticados com coronavírus no Amazonas. De acordo com a instituição, a ideia é desenvolver um respirador de baixo-custo e funcional para produção em grande escala. No estado, são mais de 100 casos da doença na capital e interior.
Os respiradores são aparelhos automáticos que auxiliam pacientes a respirarem artificialmente, através do bombeamento de oxigênio. O equipamento auxilia pessoas com dificuldades respiratórias, um dos principais sintomas do novo Coronavírus, e pode ficar em falta devido à pandemia do novo coronavírus.
De acordo com a FPF, o projeto do novo respirador está em sua fase inicial e passará por uma série de testes e validações conforme as etapas de desenvolvimento, de modo que quando pronto seja seguro, eficiente e atinja os padrões de qualidade exigidos. As equipes também fazem levantamento dos custos da pesquisa.
A equipe multidisciplinar envolvida no estudo reúne engenheiros, médicos e profissionais da área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).
De acordo com Luís Braga, diretor executivo da FPF Tech, a ideia é desenvolver um aparelho apto à salvar vidas.
“É um projeto muito desafiador que está sendo desenvolvido por uma equipe multidisciplinar. Estamos contato com apoio de uma equipe médica no sentido de nos orientar no desenvolvimento deste produto. Trata-se de um produtor que, no final, será utilizado por seres humanos. Para isso, não basta somente um desenvolvimento de engenharia, de software de hardware, tem que passar por uma série de testes para garantir que é um produto seguro. Estamos confiantes”, disse Luís Braga.
Braga explicou, ainda, que a iniciativa surgiu após pesquisadores da FPF terem acesso a um protótipo de respirador que estava circulando na internet.
“Então, através da análise desse material, percebemos que tínhamos como contribuir desenvolvendo um protótipo de respirador que possa ser produzido em escala com o objetivo de distribuí-lo para todo o Brasil”, disse.
Coronavírus no Amazonas
Subiu para 140 o número de casos do novo coronavírus no Amazonas, segundo dados do último balanço divulgado pela FVS-AM no domingo (29). Desse total, 131 casos foram confirmados na capital.
No interior, são dois casos em Parintins (dos quais um chegou a óbito), dois em Manacapuru, um em Boca do Acre e um em Santo Antônio do Içá. Pela primeira vez, aparecem Itacotiara (com dois casos confirmados) e Anori, com uma confirmação.