Subiu para 18 o número de casos confirmados de Covid-19 em Mato Grosso, conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde divulgados nesta segunda-feira (30). Até sexta-feira (27) haviam 11 casos confirmados no estado.
A Secretaria Estadual de Saúde não repassa mais a informação sobre a quantidade de casos suspeitos, ficando a cargo dos municípios essa informação. Apesar disso, a SES informou que dos pacientes com suspeita de Covid-19, 18 estão internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e outros 46 internados em enfermarias.
Dos 18 casos confirmados divulgados nesta segunda-feira, 12 foram registrados em Cuiabá, dois em Várzea Grande, um em Nova Monte Verde e três em Rondonópolis.
Deste total, 14 pacientes estão sendo tratados em casa e quatro estão hospitalizados na rede particular.
A SES reforça que atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção por Covid-19. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus.
Ações diárias para ajudar a prevenir a propagação de vírus respiratórios:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão
- Usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência. Esses são hábitos diários que podem ajudar a impedir a propagação de vários vírus, inclusive o novo coronavírus.