Para garantir reforço no combate a Covid-19 e aumentar o número de exames realizados em Rondônia, o governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), finalizou a compra de 100 mil testes rápidos, realizada por meio de chamamento público. A previsão de chegada é para a próxima semana.
“Nós analisamos as propostas com o menor tempo de entrega, e além dessa compra, estamos finalizando outra com mais 170 mil kits”, disse Nélio Santos, secretário adjunto da Sesau.
A notícia da compra dos testes foi divulgada nesta terça-feira (7), durante coletiva de imprensa com o secretário da Sesau, Fernando Máximo. Na oportunidade, ele aproveitou para parabenizar a imprensa pelo Dia do Jornalista e atualizar as informações. “O governo do estado de Rondônia mais uma vez se antecipou comprando os testes rápidos, de forma que possamos distribuir esses testes para os 52 municípios do Estado. É um reforço a mais para a saúde pública”, assegurou o secretário.
A entrega será feita com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia (CBM) que irá buscar os Kits no Estado de São Paulo. Ao todo, 270 mil kits são esperados para atender a população.
COMO FUNCIONA O TESTE RÁPIDO
Os testes rápidos são realizados através de um pequeno furo no dedo para coleta do sangue, ou através de secreções do nariz e garganta do paciente. O exame deve acontecer entre o sétimo e décimo dia do surgimento dos sintomas. O resultado sai entre 10 e 20 minutos.