O novo boletim da Secretaria de Saúde (Sesacre), divulgado nesta quarta-feira (8), informou que já são 58 casos confirmados da doença no estado. Nos últimos dias, o Acre registrou duas mortes em decorrência da Covid-19 em Rio Branco.
Os oito novos casos foram registrados, seis em Rio Branco, um no Bujari e outro em Plácido de Castro.
Antônia Holanda, de 79 anos, e Maria Lúcia Pismel de Paula, de 75, morreram na segunda (6) e terça-feira (9) por complicações após serem diagnosticas com Covid-19.
No último boletim, eram 50 casos, com oito novas testagens positivas para a doença, esse número foi para 58. Os casos se concentram nas cidades de Rio Branco, Acrelândia, Porto Acre e agora também em Plácido de Castro.
Dos novos infectados, dois têm grau de parentesco com a idosa de 79, que foi o primeiro caso de morte por Covid-19 no Acre, ocorrida na tarde da segunda-feira, 6. Elas são uma estudante de 20 anos e uma cabeleireira de 40 anos.
Além disso, uma bancária de 28 anos e um técnico em farmácia de 42 anos foram atestados também com a doença. Os outros quatro pacientes não tiveram a idade divulgada pela Saúde. Todos os novos casos foram de pessoas que tiveram contato com pacientes já infectados com a doença.
Saúde diz que dos 58 pacientes, 37 já podem ser considerados recuperados, ou seja, não apresentam mais o vírus no organismo, configurando assim uma taxa de recuperação de 64% dos pacientes.
A Saúde informou que recebeu 735 casos suspeitos, descartou 604, confirmou 58 e mais 73 seguem em análise. Dos confirmados, 45 são em Rio Branco; nove em Acrelândia, um em Porto Acre, dois em Plácido de Castro e um no Bujari.
Casos
Todos os casos confirmados estão sendo acompanhados de perto pela equipe da Vigilância Epidemiológica no âmbito estadual e municipal.
Alunos de medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) criaram um canal de teleatendimento que está ajudando nas orientações e até encaminhamentos de casos suspeitos da doença.
Nota do governo
O governador do Acre, Gladson Cameli, usou o seu perfil oficial do Instagram, na terça (7), para lamentar a duas mortes registradas no estado nos últimos dias. Ele prestou solidariedade às famílias e completou:
“Nosso esforço continuará voltado para conter esta crise que assola a humanidade e o Acre, nos mantendo firmes no propósito de resguardar nossa população de todo mal. Nossos sentimentos! Que Deus nos abençoe”, finaliza.