Em Rolim de Moura (RO), foram montados pontos estratégicos de barreira sanitárias para prevenção contra o coronavírus.
Um trabalho em conjunto com Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), com apoio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes da Coordenaria Municipal de Trânsito (Comtran) e Vigilância sanitária,
“Três barreiras sanitárias foram montadas, são quatro equipes que trabalham a partir das 06h00 da manhã até as 18h00hrs, sendo uma barreira na saída sentido para Pimenta Bueno, Ji-Paraná e outra concentrada na Rodoviária, estamos realizando essas barreiras com maior zelo e cuidado. Nas demais saídas não estamos realizando as barreiras porque temos um combinado com a administração dos municípios vizinhos, eles tem as barreiras nas entradas, então nós filtramos quem vem de São Paulo, Ji-Paraná/Amazonas e eles filtram o que vem de Rolim de Moura”, explica o diretor da Vigilância Sanitária, Arildo dos Santos.
De acordo com Arildo, foram realizadas aproximadamente 3.500 abordagens somente de pessoas que não residem em Rolim de Moura. O objetivo é saber com precisão de onde é o maior fluxo de pessoas que passam pelo município e qual o tempo que pretendem permanecer, destaca.
Caso chegue de algum local com casos confirmados de Covid-19, a pessoa será registrada no sistema e monitorada pela equipe do Comité de Enfrentamento por 14 dias. Durante esse período, a equipe estará em contato com essa pessoa para saber como está o quadro de saúde dela”, explica Arildo.