Dois estádios de futebol Brasil afora viraram hospital de campanha para atender casos do novo coronavírus, como o Pacaembu, em São Paulo, e o Presidente Vargas, em Fortaleza, mas em Roraima, a unidade hospitalar instalada no estádio Canarinho recebe apenas apenas casos de baixa complexidade, pré e pós-operatório estáveis. Atualmente, o local já atende 30 pacientes e tem mais de 50 leitos à disposição, conforme informou o Governo do Estado.
O hospital de campanha no Estádio Canarinho é uma unidade de retaguarda para o Hospital Geral de Roraima (HGR), o maior do estado, com o intuito de desafogar o fluxo de pacientes do HGR, que é tido como referência para o tratamento de pacientes graves infectados pelo novo coronavírus.
A Secretaria de Saúde (Sesau-RR) informou que o estádio Canarinho recebe pacientes desde a última sexta-feira (10) e tem, atualmente, 58 leitos disponíveis, sendo 10 com gases medicinais e suporte de cilindro de gás oxigênio.
Ainda de acordo com a Sesau-RR, a equipe que atua no hospital de campanha do estádio Canarinho é composta por profissionais de especialidades clínicas como, clínica geral, ortopedia, neurologia, entre outras. Até a noite dessa segunda-feira (14), a unidade estava com 30 pacientes estáveis, todos encaminhados pelo Hospital Geral de Roraima e Hospital das Clínicas.
Estádio sem previsão de entrega em definitivo
O estádio Canarinho estava em obras há mais de 10 anos e foi prometido para ser entregue antes da Copa do Mundo de 2014 como uma Sub-Sede, na prática, um Centro de Treinamento, o que não ocorreu.
Como o estádio estava na fase final de reformas, a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf) abriu exceção para a realização do duelo entre São Raimundo e Cruzeiro, pela Copa do Brasil, em fevereiro e contou como “reabertura parcial”. Depois do jogo, o estádio voltou a ser fechado para o término das obras, em curso desde 2012 e que estavam previstas para acabar em abril deste ano.
Segundo informações obtidas em março, o governo de Roraima disse que “tão logo a situação de epidemia seja superada, os ajustes pontuais serão providenciados”.
Coronavírus em Roraima
Os casos confirmados de coronavírus chegaram a 114, em Roraima, conforme atualização do Governo do Estado através das redes sociais nesta terça-feira (14).
Três mortes já foram causadas pela doença no estado. Os dois primeiros eram homens idosos, de 60 e 84 anos, e o terceiro um indígena Yanomami, de 15 anos.
Além disso, 10 pacientes estão recuperados e outros seis receberam alta médica e estão em isolamento domiciliar para concluir o tratamento da doença.