Uma grande operação, coordenada pela 17ª Brigada de Infantaria de Selva neste sábado (18), realizou a desinfecção da área do Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira de Oliveira, em Porto Velho. A força conjunta contou com especialistas em Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN), habilitados em descontaminação de pessoal, ambientes e materiais.
Participaram da operação 145 militares e 29 viaturas. No trabalho foram utilizados 63 kits completos de desinfecção (macacão impermeável, máscara, óculos, bota, luva cirúrgica e luva), 35 bombas intercostais e mais de 30 borrifadores manuais.
A ação de enfrentamento teve a participação da ALA6 (Força Aérea Brasileira – Porto Velho); Capitania Fluvial de Porto Velho, 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas (Marinha do Brasil – Manaus), Infraero, Sesdec, Polícia Militar de Rondônia e Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO).
A atividade de desinfecção foi realizada fora do horário de funcionamento do aeroporto, sem concentração de pessoas no local, com o objetivo de facilitar a condução da aplicação dos produtos químicos de forma segura. Além de tornar o ambiente do local seguro ao usuário, a ação buscou ainda, conscientizar a população acerca das condutas de higienização e ética sanitária.