É #FAKE que ministro da Saúde faz auditoria dos números de casos e mortes de Covid-19

Mensagem falsa diz que o ministro da Saúde, Nelson Teich, tem auditado os dados divulgados e que isso fez números caírem em São Paulo. Ministério da Saúde nega e afirma que dados são reportados de forma técnica pelos estados. Números não estão em queda em SP.

0
519

Circulam nas redes sociais cartazes que dizem que o ministro da Saúde, Nelson Teich, está auditando todos os números divulgados pelos estados sobre a Covid-19 e que, em razão disso, “os números de São Paulo começaram a cair como mágica” e “a Globo parou de divulgar os números de óbitos”. É #FAKE.

 — Foto: G1

O Ministério da Saúde nega que exista uma auditoria. Em nota, o órgão informa que “os registros de casos e óbitos com confirmação de Covid-19 são reportados pelas secretarias estaduais e municipais de Saúde, levando-se em conta o número de pacientes hospitalizados e óbitos registrados no Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP Gripe) e o número de exames positivos de Covid-19 em casos leves”.

O ministério ressalta ainda que esses dados são repassados diariamente para equipes técnicas do Ministério da Saúde e divulgados por meio do portal covid.saude.gov.br.

Também não é possível dizer que os números de São Paulo começaram a cair. Na quinta-feira (23), o estado bateu recorde, com 211 novas mortes em 24 horas e, apesar de oscilações pontuais, a curva permanece ascendente. Já o número de casos tem variado bastante, mas não há uma tendência de queda.

A Globo também não parou de divulgar os números de óbitos. Isso é feito todos os dias nos telejornais. Além de reportagens diárias sobre os boletins do Ministério da Saúde, o G1 tem ainda um mapa exclusivo com dados por município.

A mensagem também dá a entender que todos os estados e municípios anunciaram uma reabertura imediata da economia. Não é verdade. Em São Paulo, por exemplo, a quarentena está mantida. “Até o dia 10 de maio, não haverá nenhuma alteração na quarentena. Os critérios daquilo que virá a partir do dia 11 serão diferenciados e de acordo com dados científicos apurados em cada cidade e pelas regiões do estado”, afirmou o governador João Doria. Na noite desta quinta, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, também decidiu manter as medidas de isolamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui