Os casos suspeitos do novo coronavírus em Rondônia são os que mais ocupam espaço nos hospitais do estado, conforme o secretário estadual de Saúde (Sesau), Fernando Máximo. A declaração foi dada durante coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (27).
Máximo informou que subiu para 393 o número de casos confirmados da doença na região.
“Nossas enfermarias no Cemetron, por exemplo, tem quatro leitos. Quando temos quatro pacientes como a Covid-19, podemos colocá-los na mesma enfermaria. Entretanto, se tivermos quatro pacientes suspeitos é necessário deixar um em cada enfermaria para que ele não contraia a doença”, explicou.
De acordo com o secretário, há 88 servidores do Hospital e Pronto Socorro João Paulo II, em Porto Velho, infectados com o novo coronavírus. Ao todo, 100 funcionários fizeram o exame e o resultado deu negativo. Dois estão curados e já retornaram ao trabalho.
Já no Hospital de Base Ary Pinheiro, segundo Máximo, também há 14 servidores aguardando o resultado do exame.
Pacientes em hospitais particulares
Fernando Máximo declarou que os dados informados durante a coletiva da tarde desta segunda tratam-se dos pacientes que estão internados na rede pública. Quanto aos que estão na rede privada, ele explicou que é preciso uma rede de informações alinhada para que passa divulgá-los de forma assertiva.
“Temos alguns dados dos pacientes que estão na rede pública, mas de forma fidedigna teremos a partir desta terça-feira (28) as informações para podermos divulgá-las”.
Quanto ao contrato com um hospital particular da capital (Prontocordis), Fernando revelou que ainda não foi assinado, e que estão sendo analisados os itens para verificar se o local está apto para receber os pacientes com a Covid-19.
Após ser questionado sobre a montagem de um Hospital de Campanha, o secretário destacou que “nada está sendo descartado diante de uma pandemia. Estamos andando três semanas a frente do nosso tempo. Temos outros planos para depois do Cemetron, depois do Prontocordis e está tudo bem planejado”.
Avanço do novo coronavírus
As 393 confirmações do novo coronavírus em Rondônia estão divididas nos seguintes municípios:
- 285 em Porto Velho;
- 62 em Ariquemes;
- 27 em Ji-Paraná;
- 7 em Ouro Preto do Oeste;
- 4 em Rolim de Moura;
- 1 em Alto Paraíso;
- 1 em Buritis;
- 1 em Candeias do Jamari
- 1 em Itapuã do Oeste;
- 1 em Jaru;
- 1 em Pimenta Bueno;
- 1 em Urupá;
- 1 em Vilhena.
Os novos casos de Covid-19 são: 25 em Porto Velho, 2 em Ariquemes, 1 em Ji-Paraná e 1 em Itapuã do Oeste.
A Secretaria Estadual de Saúde ainda divulgou que:
- 69 pacientes estão internados com novo coronavírus;
- 36 casos suspeitos;
- 33 casos confirmados;
- 1.378 casos descartados;
- 56 casos estão aguardando resultado no Lacen.
Até esta segunda-feira (27), foram registradas mais de 4,5 mil mortes provocadas pela Covid-19 e quase 70 mil casos confirmados da doença no Brasil.
Os dados fazem parte de um levantamento exclusivo do G1 junto às secretarias estaduais de Saúde, realizado desde o início da pandemia no Brasil, em março. Esses dados também alimentam o Mapa do Coronavírus, plataforma exclusiva que permite acompanhar a curva de mortes e casos de Covid-19 de todos os municípios do país.