Um decreto foi publicado pela prefeitura de Vilhena (RO) nesta terça-feira (28) alterando algumas medidas de restrição do comércio e enfrentamento ao novo coronavírus, previstas no documento n° 49.121 que estabelece nível de perigo eminente, divulgado no dia 18 de abril.
Entre as normas que sofreram alteração, o horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais, que era das 6h às 20h, passou a ser permitido até 22h. Segundo a prefeitura, a decisão foi tomada após recomendação do Comitê Gestor Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus do município.
Alterações também foram realizadas nas regras para funcionamento de restaurantes self-service. Anteriormente, apenas funcionários podiam servir os alimentos. Agora os clientes também podem manipular os utensílios, como colheres e conchas, desde que estejam utilizando luvas descartáveis.
Ainda de acordo com o novo decreto, em situações de óbito por Covid-19 ou caso haja suspeita da doença, pode ser realizado apenas o sepultamento, seguindo as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Nas demais situações, o número de pessoas no velório deve ser limitado a cinco pessoas, mantendo distância mínima de dois metros entre cada uma, com uma duração de até cinco horas.