Coronavírus: Túnel para desinfecção de profissionais da saúde será instalado no Cemetron em Porto Velho

Universidade Federal de Rondônia (Unir) desenvolveu protótipo e doou recursos para o desenvolvimento do túnel. Solução desinfetante vai ajudar na assepsia tanto na chegada como saída dos plantões no hospital.

0
435

Um túnel de desinfecção será montado na porta do Centro de Medicina de Doenças Tropicais (Cemetron) em Porto Velho. O anúncio foi feito pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesau) durante entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (30). O túnel vai ser usado para ajudar na assepsia dos profissionais da saúde tanto na chegada como na saída dos plantões.

Segundo o presidente da Fundação Rondônia (Fapero), Leandro Dill, o desenvolvimento tecnológico do túnel foi feito pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), que construiu um protótipo (veja no vídeo acima) e também doou os recursos para o desenvolvimento do projeto.

O túnel de desinfecção será instalado na porta de entrada do Cemetron. Ele ajudará no combate ao novo coronavírus porque usa uma solução desinfectante — o quaternário de amônio.

“A missão foi recebida pela Sesau de trabalhar no desenvolvimento tecnológico de um túnel de descontaminação. Prontamente acionamos as instituições locais e uma que respondeu foi a Unir. Eles desenvolveram um protótipo em um espaço curto. É seguro e não promove reações adversas. Dentro do túnel tem os tapetes, pra quando o servidor passar ter também a desinfecção dos sapatos, que são vetores da contaminação”, explica Dill, presidente da Fapero.

Na linha de frente

Durante a coletiva o secretário da Sesau, Fernando Máximo, atualizou em números a situação dos servidores da saúde e demais funcionários de hospitais que trabalham no combate a pandemia. Segue assim:

No Hospital João Paulo II:

  • 176 servidores estão afastados
  • 106 tiveram o resultado positivo para novo coronavírus
  • 12 curados
  • 142 tiveram resultado negativo

Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro:

  • 29 positivo para Covid-19
  • 16 tiveram o resultado do exames negativo
  • 195 estão afastados

Hospital de Extrema:

  • 6 servidores testaram positivo
  • 9 estão afastados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui