A Oktoberfest 2020 de Blumenau, no Vale do Itajaí, não vai ocorrer na data prevista, confirmou o secretário municipal de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel, nesta quinta-feira (30). A 37ª edição da festa, uma das mais tradicionais de Santa Catarina, estava marcada para ser realizada entre 7 e 25 de outubro, mas poderá ser adiada ou cancelada por causa da pandemia do novo coronavírus. A definição oficial deverá sair até maio.
As informações foram dadas por Greuel em entrevista à CBN Diário. O evento é organizado pela prefeitura.
“Estamos avaliando diversos cenários e a cada dia esse cenário muda. São informações de um pico ainda por vir. Temos analisado os números de forma cautelosa para poder tomar uma decisão. Temos o prazo até 15, 20 de maio para nos posicionarmos em relação a uma nova data. É certo que vai ser uma nova data”, declarou.
O secretário ressaltou o impacto econômico da festa em Blumenau e no estado, com criação de três mil empregos diretos. “E mais cerca de R$ 250 milhões na economia do município, num momento difícil que os municípios têm passado, mas a questão fundamental é a vida”, disse.
Greuel afirmou que a decisão pela realização da Oktoberfest 2020 será tomada de acordo com recomendações dadas por setores ligados à Saúde.
No ano passado, a festa teve 576.560 visitantes e foram consumidos 526.281 litros de chope.
A cidade teve um salto no número de casos de Covid-19 desde que o comércio de rua foi reaberto, em 13 de abril. Desde então, a quantidade de infectados mais do que dobrou no município.
Santa Catarina tem mais de dois mil casos de coronavírus, dos quais 46 resultaram em morte. Atualmente, o estado está em situação de emergência, sendo proibidas aglomerações de qualquer tipo em todo o território catarinense.