O Ministério Público deu um prazo até quinta-feira (7) para o governo do RJ apresentar um estudo técnico que justifique a determinação do chamado lockdown – o isolamento total. Especialistas já recomendaram a medida ao governador Wilson Witzel.
O último balanço da Secretaria de Estado de Saúde confirma 1.123 mortes e 12.391 casos de Covid-19 no RJ.
Nesta terça-feira (5), Witzel se reuniu com a Defensoria Pública e o Ministério Público. Após o encontro, o governador anunciou que vai aumentar a fiscalização para punir quem está descumprindo as medidas de isolamento social decretadas pelo Governo do Estado.
Crime de desobediência
Entre as medidas está a condução para a delegacia de pessoas flagradas em aglomerações. Quem descumprir pode ser autuado pelo crime de desobediência.
Segundo Witzel, as medidas são para evitar o avanço do coronavírus no estado.
“Estamos fazendo essas medidas para impedir que essas pessoas possam se contaminar ou termos mais pessoas indo para os hospitais públicos e privados que está no seu limite de atenção nesse momento”, completou o governador.
Lockdown
O conselho de médicos e especialistas que acompanham a atuação do governo do estado do Rio durante a pandemia de Covid-19 emitiu um documento recomendando o lockdown, ou seja o bloqueio total do estado, com a proibição da circulação de pessoas e carros.
Witzel, no entanto, diz que é preciso uma decisão da justiça para adotar a medida.
Na segunda-feira (4), o MP já tinha recomendado um estudo técnico ao governo com o argumento que justifique a adoção do lockdown.
Tanto o governo como o município devem apresentar o estudo até esta quinta-feira (7).