O seriado Os Simpsons ficou conhecido na internet por conseguir “prever o futuro” em seus episódios. Nas redes sociais, internautas têm feito comparações da pandemia do novo coronavírus com o episódio da quarta temporada Marge in Chains, lançado em 1993.
Nele a cidade onde vivem os personagens, Springfield, é atingida pela Osaka Flu, ou Gripe de Osaka, que seria transmitida em caixas com sucos comprados de uma empresa japonesa pelos moradores.
O paralelo, entretanto, tem ignorado o fato da cidade de Osaka ficar no Japão, e não na China, onde o surto de coronavírus começou. A doença também não se espalha em caixas enviadas pelos correios, como ocorre no episódio da animação.
Recentemente, o mesmo episódio parece ter chegado perto de mais uma previsão. Em uma das cenas, os moradores de Springfield pedem uma cura para o Doutor Hibbert. Ele afirma que só tem um placebo, que está em um caminhão perto da casa dele. Os moradores decidem pegar o produto, mas acabam abrindo uma caixa com abelhas assassinas.
Shit the simpsons really did predict 2020 pic.twitter.com/dadM5jvLrB
— Eddie D’ohgrou (@didgeridougrou) May 6, 2020
No mundo real, os Estados Unidos contam agora com vespas assassinas. Os insetos de origem asiática foram vistos em Washington pela primeira vez esta semana. A diferença aqui é que as principais vítimas dessas vespas são as próprias abelhas.
Segundo os especialistas, o risco que representam para os humanos é significativamente menor. De acordo com Karla Salp, porta-voz do departamento de Agricultura de Washington, as vespas geralmente não atacam as pessoas. “Só atacarão se sentirem ameaçados”, disse Salp.
Os cientistas ainda não sabem como o inseto chegou aos Estados Unidos. Porém, acreditam que as vespas podem ter entrado em caixas de comércio, chegando ao país.