A prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), inicia na próxima segunda-feira (11), a terceira etapa da Campanha Nacional de Influenza, que previne contra a gripe H1N1, H2N3 e Influenza B, que será dividida em duas fases.
De 11 a 17, as imunizações serão feitas, prioritariamente, em crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e pessoas com deficiência. Do dia 18 em diante, será a vez dos adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas.
De acordo com a gerente de Imunização da Semusa, Elizeth Gomes, “a programação foi reorganizada após o Ministério da Saúde estender o prazo final até 5 de junho, em função da pandemia do novo coronavírus”.
As vacinas estão sendo aplicadas em todas as unidades de saúde, das 7h30 às 17h30. A Semusa estima que até o final da campanha, cerca de 150 mil pessoas serão vacinadas contra a gripe. Até agora, mais de 70 mil já foram imunizadas.
Outros grupos
Pessoas que fazem parte dos grupos prioritários das duas primeiras etapas da campanha e ainda não foram vacinados, também podem procurar pela vacina até 5 de junho, observando as regras de segurança como distanciamento e uso de máscaras.
Comdecom