Segurando um caixão e dançando ao som de “Astronomia”, do artista russo Tony Igy, eles reproduziram o “meme do caixão”, que viralizou na internet no último mês, e percorreram o Setor Bancário do município, na Avenida Brasil. A ação aconteceu no fim da última semana.
“Nossa ideia é sensibilizar ainda mais o cidadão jiparanaense ao uso das máscaras, questões sanitárias, para que as nossas empresas, nossos empregos no município continuem firmes, evitando, assim, um colapso financeiro”, disse o diretor da Associação, Alexandre Dartiballi.
O “meme do caixão” está previsto para ser reproduzido novamente na terça-feira (12), no 1º Distrito da cidade. Dartiballi confirmou que, além do desfile, haverá distribuição de máscara. “Foi com muita responsabilidade. Pretendemos levar álcool em gel novamente, em formato de spray”, reforçou.
Meme do caixão
Os dançarinos que aparecem no meme são chamados em inglês de “pallbearers”, que no Brasil seria “carregadores de caixões”.
O vídeo original que mostra as cenas que viralizaram no mundo todo foi gravado pela emissora BBC, em Gana. Segundo a emissora, o ritual de enterro com festa e dança é uma tradição no país, e o serviço dos “pallbearers” pode ser contratado à parte pelas famílias que têm mais dinheiro.
A reportagem da BBC foi colocada no YouTube em 2017, mas existem vídeos no canal do dançarino Benjamin Aidoo, líder do grupo que aparece nos memes, desde 2014.
O som original que embala os dançarinos e o caixão é uma música típica africana. No meme, foi usada a música Astronomia, do artista russo Tony Igy. O vídeo oficial da música foi postado no YouTube em 2018.