A Prefeitura de Candeias do Jamari, região metropolitana de Porto Velho, endureceu as medidas de restrição para combater a disseminação do novo coronavírus e decretou toque de recolher.
A determinação passa a valer nesta terça-feira (12) e é valida por 15 dias. Também há possibilidade de prorrogação desde que continue estado de calamidade pública.
Agora, os moradores estarão obrigados ao confinamento domiciliar das 21h30 até as 5h. O novo decreto 4.861 foi editado na segunda-feira (11) pelo prefeito Lucivaldo Fabrício de Melo e a medida é para evitar aglomeração nas ruas.
A exceção do toque de recolher em Candeias é:
- aos trabalhadores que prestem serviços ligados à saúde emergencial, como hospitais, farmácias e respectivos entregadores;
- ao que necessite sair de seu domicílio em busca de atendimento emergencial de saúde ou aquisição de item de saúde emergencial;
- ao servidor público e prestador de serviço público essencial e emergencial ou que não pode ser desenvolvido em outro horário, bem como em qualquer outro caso de necessidade pública;
- ao funcionário privado que necessite se locomover do ou para o seu trabalho, desde que este não possa ser desenvolvido em outro período, ou seja, essencial, assim considerado o que envolva o fornecimento de alimentos, itens de higiene ou saúde (delivery).
Ainda conforme a ordem municipal, as pessoas a partir de 60 anos, que sejam portadoras de doenças crônicas, cardiovasculares, diabéticas ou com saúde debilitada poderão sair de casa apenas para atividades essenciais que envolvam saúde e por curto período de tempo.
O transporte coletivo na região se estende até às 22h. Com isso, os ônibus deverão circular com os vidros abertos ou, do contrário, manter o ar condicionado limpo e sem uso de recirculação de ar.
O prefeito cita ainda que os veículos deverão ser higienizados com álcool 70% assim que chegarem ao terminar e circular sem exceder a metade da capacidade de passageiros sentados.
Candeias do Jamari tem 10 diagnósticos positivos de Covid-19, segundo balanço que consta no boletim informativo da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) de segunda-feira (11). Rondônia já acumula quase 1,4 mil casos confirmados do novo coronavírus e 47 mortes.