Os óbitos por coronavírus chegaram a 44% dos municípios de Rondônia nesta sexta-feira (12). Já são 23 cidades com registros de pacientes mortos com a doença. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Ao todo, o estado tem 296 mortes pela Covid-19. Desde março, quando aconteceu o primeiro óbito no estado, o maior registro de óbitos em um único dia ocorreu na quinta-feira (11): foram 26 pacientes mortos pelo vírus em 24 horas, incluindo um bebê recém-nascido.
Porto Velho é a cidade com mais mortes pelo coronavírus. Até esta sexta-feira, a cidade contabilizava 215 vítimas da doença ( o que corresponde a 72,63% dos óbitos registrados no estado). Guajará-Mirim aparece em segundo lugar no trágico ranking, com 30 óbitos.
Ainda segundo a Sesau, os homens correspondem a 64,5% das vítimas do coronavírus em Rondônia; já as mulheres compõem 35,5% dos óbitos.
Os dados também indicam que quase 25% dos 296 mortos tinham entre 70 e 79 anos. Outras 20% das vítimas tinham de 60 a 69 anos.
Abaixo, veja as cidades com mais óbitos pela Covid-19 em RO:
- Porto Velho – 215
- Guajará-Mirim – 30
- Ariquemes – 8
- Ji-Paraná – 7
- Nova Mamoré – 3
- Candeias do Jamari – 6
- São Miguel do Guaporé – 4
- Alto Paraíso – 2
- Buritis – 2
- Cerejeiras – 2
- Espigão do Oeste – 2
- Rolim de Moura – 2
- Alto Alegre dos Parecis – 1
- Alvorada do Oeste – 1
- Cacoal – 2
- Campo Novo – 1
- Cujubim – 1
- Machadinho D’ Oeste – 1
- Mirante da Serra – 1
- Ouro Preto do Oeste – 2
- Pimenta Bueno – 1
- São Francisco do Guaporé – 1
- Vilhena – 2
Casos de coronavírus em 98% de Rondônia
Nesta semana o G1 mostrou que os casos de coronavírus já chegaram a 98% dos território rondoniense. Das 52 cidades, Parecis é a única sem registro de caso positivo para Covid-19.
A capital Porto Velho segue disparada no número de infectados. Dos mais de 11 mil casos no estado, 7.094 são apenas na capital.
Para tentar conter o avanço da Covid-19 no interior, cidades menores chegaram a impor lockdown aos moradores, como Castanheiras, com cerca de 3,6 mil habitantes. São Miguel do Guaporé também foi outra cidade a adotar o isolamento social mais rígido.
A capital Porto Velho e Candeias do Jamari, desde a semana passada, estão no isolamento restritivo decretado pelo governo estadual. O comércio considerado de ‘serviço não essencial’ foi obrigado a ficar fechado. O decreto deve terminar apenas no domingo (14). A medida visa conter o crescimento no número de casos e óbitos por Covid-19.