O prefeito de Mirante da Serra (RO) revogou nesta semana o decreto que ele publicou no início do mês para frear a disseminação do novo coronavírus no município. A ordem assinada por Adinaldo de Andrade (MDB) no dia 9 de junho previa medidas mais restritivas quanto ao funcionamento do comércio durante a pandemia.
O novo decreto revogando a ordem anterior foi publicado na última terça-feira (16). Entre as determinações que constavam no documento estava a proibição de estabelecimentos comerciais funcionarem após às 23h e do consumo de bebidas alcoólicas. Caso contrário, ficava sujeito ao pagamento de multa.
Porém, durante a vigência do documento, a Polícia Militar (PM) registrou um boletim de ocorrência afirmando que Adinaldo foi flagrado bebendo em um bar da cidade. Segundo a polícia, o caso aconteceu na madrugada de 11 de junho.
Prefeito de Mirante da Serra, RO, Adinaldo De Andrade (MDB). — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Conforme ocorrência registrada, uma equipe da PM passou em frente a um bar da cidade, notou que cerca de 11 pessoas estavam no local, a maioria consumindo bebida alcoólica, e parou para verificar a situação.
Ainda segundo os militares, o chefe do executivo municipal admitiu que estava consumindo bebida alcoólica.
Durante a ação, os agentes descobriram que Adinaldo de Andrade estava usando uma caminhonete oficial do município e desdenhou de um agente que fotografava o veículo dizendo: “Eu sou o prefeito e mando em Mirante da Serra”. Além disso, segundo a ocorrência, Adinaldo acusou os policiais “politicagem” e ameaçou denunciar os servidores ao governador.
A Rede Amazonica tentou contato com o prefeito da cidade para saber mais detalhes sobre a suspensão do decreto. Porém, Adinaldo não retornou as ligações até a última atualização desta reportagem.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Mirante da Serra acumula 43 confirmações do novo coronavírus e uma morte.
O número de infectados pela Covid-19 em Rondônia tsubiu: há 13.567 confirmações até o momento, além de 361 mortes.
As estatísticas apontam que, até esta quarta-feira (17), os casos estão divididos da seguinte forma:
- 4.832 pessoas recuperadas;
- 361 óbitos;
- 390 pacientes internados;
- 46.377 testes feitos;
- 13.888 casos suspeitos aguardando resultado.
Ainda de acordo com a pasta, a taxa de ocupação dos leitos de UTI é de 77,4% até esta quarta-feira.
Porto Velho é a região com o maior número de infectados: são 8.469 confirmações. Depois vem Guajará-Mirim (834), Ariquemes (817) e São Miguel do Guaporé (605)