Pelo menos 35 pessoas foram diagnosticadas com o novo coronavírus durante o drive-thru de testagem rápida em Vista Alegre do Abunã, distrito de Porto Velho, no último fim de semana. A informação foi repassada nesta segunda-feira (13) pelo Governo de Rondônia.
A ação ocorreu na praça central do distrito, ao lado da quadra da escola Maria Casaroto Abati. No total, 500 testes foram realizados. O Estado informou que os positivados foram avaliados pela equipe médica e os que aceitaram o tratamento, assinaram um termo de responsabilidade e saíram com o kit.
A testagem foi destinada a todas as pessoas que apresentavam sintomas gripais por mais de sete dias. O público foi atendido sem precisar sair dos veículos. Os trabalhos contaram com o apoio da equipe do Hospital Regional de Extrema, além do Posto de Saúde de Nova Califórnia e Vista Alegre do Abunã.
No domingo (12), Rondônia chegou a 26.728 casos confirmados do novo coronavírus e já soma 628 óbitos, segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). São 232 confirmações a mais do que o registrado no último sábado (11).
Porto Velho continua sendo a cidade com maior número de infectados: são 15.656 diagnósticos da doença e 425 óbitos. Em seguida está Guajará-Mirim (1.720), Ariquemes (1.702) e Jaru (877).
A Sesau também divulgou que há:
- 15.755 pacientes recuperados;
- 404 pacientes internados no total;
- 95.244 testes realizados e;
- 1.343 casos suspeitos aguardando resultado no Lacen.
Também no domingo, a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adultos é de 72,16%.
Desses leitos de UTI, 68,7% estão ocupados na macrorregião I, que inclui hospitais de Porto Velho, Ariquemes e Jaru, e 83% ocupados na macrorregião II, que engloba os hospitais de Cacoal, Vilhena e São Francisco do Guaporé.