Quase 3 mil m³ de madeira que estavam sendo transportados ilegalmente em rodovias federais de Rondônia foram apreendidos entre os meses de janeiro e junho de 2020, segundo levantamento realizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O número é quase 9 vezes maior que o registrado no mesmo período de 2019, quando foram apreendidos pouco mais de 330 m³.
A maior parte dessas apreensões foram realizadas pelas delegacias da PRF de Ariquemes e de Ji-Paraná, na BR-364. Os 2.981 m³ de madeira apreendida estavam em formato de toras, serradas, resíduos, entre outros.
Além da madeira, as apreensões de cargas de pescados transportados de maneira ilegal tiveram aumento no primeiro semestre deste ano, indo de 194 quilos de pescados apreendidos em 2019, para 1.267 quilos em 2020.
No mesmo período, foram apreendidos 3,5 mil quilos de defensivos agrícolas contrabandeados na região de Ariquemes. O produto químico tem a importação controlada, e a entrada dele no país sem autorização dos órgão competentes é crime.