Em Nova Brasilândia (RO), a Fonoaudióloga, Érica Lucineide de Souza Martins, nascida e criada no município, realizou uma live nesse fim de semana, para orientar as pessoas sobre o aneurisma vascular cerebral ou (AVC) como também é conhecido.
Na ocasião a Fonoaudióloga, Érica Lucineide de Souza Martins, abordou o tema: a forma de tratamento do AVC, os fatores de risco após o paciente sofrer o derrame cerebral, os tipos de AVC também foram especificados.
De acordo com a fonoaudióloga, a fala, deglutição, paralisia facial e alterações cognitivas e linguísticas, pois muitos desses pacientes, quando sofrem o AVC perdem os sentidos e as pessoas acham que eles compreendem, entretanto a profissional diz que isso não é verdade.
Então, o papel dos Fonoaudiólogos é de extrema importância para esses pacientes, os quais ficaram com a fala, ou um lado da face caído, não é uma questão de estética e realmente para devolver a mastigação, na fala e deglutição, os profissionais tratam a paralisia facial, a linguagem cognitiva, fala e a deglutição.
A fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, através dela é possível aperfeiçoar, aprimorar as habilidades comunicativas ou ainda habilitar ou reabilitar, fala, voz, audição, deglutição.
O profissional pode atuar no teatro, domicílio, televisão, clínica, hospitais, cinema, o campo é bem amplo na saúde e na educação, finaliza Érica Lucineide de Souza Martins.