Várias pessoas formaram grandes filas nesta sexta-feira (24) perto de uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF) em Porto Velho. A aglomeração de pessoas acontece depois do banco bloquear milhares de contas por suspeita de fraude e problemas no cadastro.
A equipe de reportagem da CBN Porto Velho flagrou várias pessoas formando filas na frente de uma agência da Caixa na Zona Sul.
Aglomeração na frente da Caixa, Zona Sul de Porto Velho — Foto: João Antônia/CBN Porto Velho
Nesta sexta-feira a Caixa paga uma nova parcela de R$ 600 do Auxílio Emergencial a trabalhadores.
Bloqueio de contas
Na última terça-feira (21) a Caixa anunciou que, por conta de suspeita de fraudes no pagamento do Auxílio Emergencial, foi levada a bloquear ‘centenas de milhares’ de contas contas poupança digital do banco, movimentadas pelo Caixa Tem e usadas para o crédito do benefício.
O trabalhador que teve o bloqueio ao acesso a ajuda do auxílio receberá uma mensagem ao tentar acessar o valor no aplicativo.
Já na quinta (23) foi divulgado um novo calendário para a regularização. Até então, os beneficiários tinham de seguir as datas previstas para o depósito; agora, o escalonamento é por mês de aniversário.
O pagamento será da seguinte forma:
- Nascidos em janeiro, fevereiro e março – pagamento até esta sexta-feira, 24 de julho
- Abril e maio – de 27 a 31 de julho
- Junho e julho – de 3 a 7 de agosto
- Agosto, setembro e outubro – de 10 a 14 de agosto
- Novembro e dezembro – de 17 a 21 de agosto
Calendário da Caixa para desbloqueio do Auxílio Emergencial — Foto: Reprodução/TV Globo
Segundo a Caixa, quase metade das pessoas com contas bloqueadas não precisam ir até as agências porque estão com apenas alguma pendência no cadastro. Para saber se é preciso comparecer à Caixa, é necessário acessar o aplicativo Caixa Tem, onde vai constar a informação.
Aqueles que não precisarem ir até a agência, mas tiveram o acesso bloqueado por falta de documentação ou inconsistência no cadastro, devem acessar o aplicativo Caixa Tem e entrar na função liberar acesso, onde será direcionado ao WhatsApp para resolver a situação.
Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo do auxílio emergencial ou pelo site auxílio.caixa.gov.br.