Memória – Aconteceu em 27 de Julho: Acidente em Show de Acrobacias Aéreas deixa 77 Pessoas Mortas

0
1275

Foi durante as exibições de acrobacias aéreas realizadas num show tradicional em Sknyliv, próximo ao aeroporto Internacional de Lviv Danyloo, a poucos quilômetros da  cidade de Lviv, na Ucrânia, que ocorreu o maior desastre aéreo do país, com a morte de 77 pessoas, 543 feridas, das quais mais de 100 foram hospitalizadas, muitas em estado grave. A tragédia se deu no dia 27 de Julho de 2002.

Desastre em exibição aérea na Ucrância – Foto: Reprodução

Mais de 10 mil espectadores compareceram ao show aéreo realizado num dia de sábado, que fazia parte da comemoração ao 60.º aniversário do 14.º Corpo Aéreo da Força Aérea Ucraniana. A aeronave Su-27 era pilotada por dois pilotos experientes; entrou em manobra rolante às 12h52min com uma trajetória descendente a baixa altitude. Ele rolou na vertical mais uma vez e ainda estava descendo rapidamente quando a asa esquerda entrou em estol pouco antes de atingir o solo, quando a tripulação iniciou a ejeção. A aeronave achatou-se inicialmente, deslizando sobre o solo em direção a aviões estacionados e dando um golpe no nariz de um aeroplano de transporte Ilyushin Il-76 antes de começar a explodir e girar na multidão de espectadores.

Show de acrobacias aéreas termina em tragédia na Ucrânica – Foto: Reprodução

Ambos os pilotos sobreviveram com ferimentos leves, enquanto 77 espectadores foram mortos, incluindo 28 crianças (embora relatos iniciais do Ministério de Situações de Emergência apontassem o número de mortos em 83, incluindo 23 crianças). Outros 100 foram hospitalizados por ferimentos na cabeça, queimaduras e fraturas ósseas. Outras lesões foram menos graves e não requereram hospitalização; um total de 543 pessoas ficaram feridas durante o acidente.

Após o desastre, os pilotos afirmaram que o mapa de voo que eles haviam recebido diferia do layout real. No gravador de voz do cockpit, um piloto pergunta: “E onde estão nossos espectadores?” Outros sugeriram que os pilotos demoraram a reagir aos alertas automatizados emitidos pelo computador de voo.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui