Sexualidade, questionamentos sobre raça e gênero, entre outros temas estão expostos em mais de 35 obras escritas por mulheres rondonienses no e-book gratuito “Primeira Fagulha”, lançado pelo Clube das Escritoras de Rondônia na segunda-feira (26).
Essa primeira coletânea do clube reúne poemas, contos, peça teatral, ensaios e um breve resumo sobre cada autora.
O “Primeira Fagulha” tem 99 páginas e pode ser acessado gratuitamente. Clique aqui para baixar.
O projeto demorou cerca de três meses para ser finalizado entre as etapas de diagramação, revisão, organização, capa e dados para catalogação. O objetivo é registrar e dar visibilidade à produção literária das mulheres que escrevem no estado.
“Dedicamos essa coletânea para as escritoras de Rondônia que vieram antes de nós e não conseguiram ser lidas e para as escritoras que virão […] Essa coletânea é a primeira fagulha acesa, de uma chama viva que queima sempre no momento da escrita”, comenta a organização.
A capa foi ilustrada pela artista visual de Porto Velho, Vitória Morão, que trabalhou na ideia de apresentar a diversidade das mulheres do estado, refletindo autoras que publicaram na coletânea.
Clube das Escritoras de Rondônia
A iniciativa sem fins lucrativos nasceu em 2019 com Erlândia Ribeiro, Ana Yanca da Costa Maciel, Adriele Santiago e Rosivan Bispo, para mapear e dar visibilidade as autoras de Rondônia e suas obras. A intenção é ser uma rede de apoio e partilha.