No dia 17 de novembro a Polícia Federal em Vilhena realizou, em conjunto com o IBAMA, nova ação com o objetivo de combater crimes ambientais em terras indígenas de Rondônia.
Em mais um avanço nas diligências em curso, com o uso de diversas equipes, foi possível verificar a continuidade de crimes ambientais na Terra Indígena Rio Mequéns, situada no Município de Alto Alegre dos Parecis/RO.
Foram localizados veículos, acampamento, armamento e ainda uma serraria móvel – que permitia o beneficiamento de madeiras no local e que restou inutilizada pela ação dos órgãos públicos federais.
A PF segue agindo de modo firme, em continuidade aoperações recentes, como a Operação Êxodo – que combateu a extração ilegal de madeiras na Terra Indígena Tubarão Latundê, no município de Chupinguaia/RO – e a Operação Crassa – que combateu a extração ilegal de diamantes na Terra Indígena Roosevelt, em Espigão do Oeste/RO, visando a proteção das florestas brasileiras.
Continuam ativos trabalhos focados na identificação dos responsáveis por tais práticas ilegais, que geram prejuízo milionário à sociedade brasileira em decorrência dos graves danos ambientais.
O combate aos crimes dessa natureza e a proteção às comunidades indígenas, expostas a risco em função da entrada irregular de pessoas, é tema de grande importânciasocial.
Por isso a Polícia Federal está aberta para o recebimento de denúncias no telefone 69-3316-1600 (Delegacia de Polícia Federal em Vilhena/RO) e 69-3216-6225 (Superintendência de Polícia Federal em Rondônia).