A União Europeia decidiu comprar 100 milhões de doses adicionais da vacina produzida por Pfizer e BioNTech, afirmou a presidente da Comissão Europeia em post no Twitter nesta terça-feira (29).
Formada por 27 países, a UE terá então 300 milhões de doses da vacina, que foi avaliada como segura e eficaz, disse Ursula von der Leyen.
A possibilidade dessa compra adicional já estava prevista num contrato divulgado em novembro.
We decided to take an additional 100 million doses of the #BioNTech /@Pfizer vaccine, which is already being used to vaccinate people across the EU.
We will therefore have 300 million doses of this vaccine, which was assessed as safe and effective.
More vaccines will follow!
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) December 29, 2020
A Irlanda começou sua campanha de vacinação COVID-19 nesta terça. Uma dose da vacina da Pfizer/ BioNTech foi dada a uma mulher de 79 anos, Annie Lynch, em um hospital em Dublin.
Bélgica, Luxemburgo e Letônia se juntaram, nesta segunda, à lista de países da União Europeia que já começaram a vacinar seus cidadãos. Agora, 26 dos 27 países do bloco já estão aplicando as vacinas.
A Holanda deve começar em janeiro.
Bélgica, a Letônia e Luxemburgo vão usar a vacina desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech, que é aplicada em duas doses. Todos os imunizados nesta segunda (28) receberão um reforço daqui a 3 semanas.
A vacina da Moderna para a Covid, aprovada pouco depois da candidata da Pfizer, usa a mesma técnica para induzir a proteção contra a doença.
Mais de 40 países
A União Europeia começou a campanha de vacinação contra a Covid-19 no domingo (27). Nem todos os 27 países do bloco começaram, entretanto, a aplicar as vacinas ao mesmo tempo.
A Alemanha, a Hungria e a Eslováquia iniciaram a imunização um dia antes, no sábado (26).
Ainda na Europa, mas fora do bloco, o Reino Unido, a Suíça, a Noruega e a Sérvia também já começaram a imunizar a população. A Islândia deve iniciar a aplicação na terça-feira (29).
Contando os europeus, mais de 40 países em todo o mundo já começaram a imunizar a população – entre eles Estados Unidos, Canadá, México, Chile, Costa Rica, Omã, Kuwait, Bahrein, Emirados Árabes, Rússia, China, Arábia Saudita e Israel.
Na América do Sul, a Argentina também começou a imunização nesta terça, com a russa Sputnik V.