O Instituto Butantan vacinará com a CoronaVac toda a população adulta da cidade de Serrana, no interior de São Paulo, para medir o impacto da vacinação em massa no combate à pandemia de Covid-19, informou nesta segunda-feira o governador de São Paulo, João Doria (PSDB).
“A vacina do Butantan será testada na cidade de Serrana, no interior do Estado de São Paulo, para provar que, além de eficaz e segura, também pode reduzir o contágio”, disse Doria em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.
Também presente na coletiva, o presidente do Butantan, Dimas Covas, explicou que a cidade de Serrana, com uma população adulta de 30 mil pessoas, foi escolhida pela alta prevalência da Covid-19 e por contar com um hospital estadual que realiza pesquisa, entre outros fatores.
“Trata-se de mais um passo importante que damos para termos novas respostas sobre a vacinação. Esse projeto sem dúvida servirá de exemplo para o mundo para avaliar a eficiência da imunização em massa na redução da transmissibilidade do coronavírus”, disse Covas.
Segundo ele, a vacinação na cidade começará na quarta-feira e a expectativa é que os primeiros resultados sobre o impacto da vacinação na pandemia podem começar a ser conhecidos em três meses.
A CoronaVac foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e está sendo envasada pelo Butantan.