O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realizou em Porto Velho, no estacionamento Pirarucu, do Palácio Rio Madeira, nesta sexta-feira (12), a 8ª edição de testagem rápida para o combate ao coronavírus e a 3ª edição na capital. O evento no formato de drive-thru, contou com equipes de vários órgãos para agilizar o atendimento à população.
Devido às experiências anteriores, os profissionais envolvidos na ação se anteciparam e puderam revisar as estratégias de ações a fim de melhorar o atendimento da imensa fila que se formou. Os carros enfileirados passavam da Avenida Farqhuar e seguiam até a Dom Pedro II.
O horário previsto para iniciar os trabalhos era 9h, porém, muitas pessoas aguardavam na fila desde a madrugada, como Silvânia Oliveira, moradora da zona Leste da capital. Ela conta que chegou às 5h da manhã, foi a sétima pessoa a ser atendida e afirma que não teve dificuldades no processo. “Foi muito rápido, muito bem organizado. A gente deu a volta no estacionamento e enquanto preenchia a ficha, o resultado do teste ficava pronto. Fui muito bem atendida e graças a Deus o meu resultado deu negativo”, relatou.
Acompanhada pela irmã e mais uma pessoa, Shyrley Campos comenta que todos no veículo apresentavam sintomas gripais. Ela relatou ainda que essa é a primeira vez que faz o teste e que ela e a família, embora venham tomando todos os cuidados, estão gripados. Destacou a importância da ação realizada pelo Governo do Estado. “Foi essencial, tanto para saber a contingência de pessoas contaminadas quanto para evitar que mais pessoas sejam infectadas”, elogia.
TESTE
O tipo de teste realizado para a coleta do material é o mais recente, chamado de Antígeno (coleta nasal), considerado um dos mais rápidos em comparação aos demais, por fornecer resultados a partir de 15 minutos. Por meio desse método é possível detectar a proteína do nucleocapsídeo viral do SARS-CoV-2, conhecido como o novo coronavírus. O teste identifica o vírus com 93,3% de sensibilidade e 99,4% de especificidade, logo nos primeiros dias de contaminação, mesmo sem apresentar sintomas.
CICLO
O modelo de drive-thru possibilita que o paciente permaneça no veículo, evitando o contato externo. Esta é a 8ª edição do evento realizado em Rondônia, possibilitando testagem em massa, de maneira segura.
Na primeira tenda do lado de fora do estacionamento, o público é submetido a uma triagem, onde informam o que estão sentindo, em seguida, se necessário, são encaminhados para dentro do estacionamento para fazer o teste. Enquanto o material coletado é processado, a pessoa é encaminhada à tenda de notificações, onde são colhidos os principais dados pela equipe da Juventude Solidária, que vai fazer parte da contabilização do boletim estadual. Por fim, os testados recebem os resultados na terceira e última tenda. As pessoas exame positivado, recebem um kit para tratamento e orientações médicas sobre a importância de evitar o risco de agravo da doença.