Astronautas voltam à Terra após quase sete meses em estação espacial

0
472

Três membros da tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS) voltaram à Terra neste sábado (17) na espaçonave russa Soyuz, informou a agência Roscosmos.

A Soyuz MS-17 pousou no Cazaquistão com os cosmonautas russos Sergei Ryzhikov e Sergei Kud-Sverchkov e “deu uma carona” para os americanos.

A nave trouxe a astronauta da Nasa Kate Rubins. Ela, que é microbiologista, foi a primeira pessoa a sequenciar um DNA no espaço, em 2016.

Astronauta americana, Kathleen Rubins, volta à Terra após sete meses no espaço em 17 de abril de 2021 — Foto: Irina Spector/GCTC/Roscosmos/Reuters

Os três estavam na estação espacial desde meados de outubro do ano passado.

A missão foi o último voo russo programado transportando um membro da tripulação americana, marcando o fim de uma longa dependência.

Os Estados Unidos se preparam para voltar a ter capacidade de enviar, sozinhos, astronautas ao espaço.

Contrato com a SpaceX

No ano passado, a SpaceX se tornou a primeira empresa privada a enviar uma tripulação à ISS, restabelecendo a capacidade americana de realizar o feito pela 1ª vez desde o fim do programa de ônibus espaciais.

Na sexta (16), a Nasa anunciou que escolheu a SpaceX para levar os primeiros astronautas americanos à Lua desde 1972.

O contrato de US$ 2,9 bilhões inclui o protótipo da nave espacial Starship, que está sendo testado nas instalações da SpaceX no sul do Texas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui