A chegada de um novo bebê ao mundo proporciona um conjunto de emoções às mães e à equipe médica. Só que para muitas o período pós-parto pode vir acompanhado de incertezas. Mas em alguns casos, as mulheres não têm condições financeiras de montar um enxoval. A Prefeitura de Porto Velho vai em socorro dessas mães.
A Prefeitura oficializou, nesta sexta-feira (28), o projeto “Kit Aconchego”, que contempla mães que dão à luz na Maternidade Municipal Mãe Esperança.
Segundo a direção da unidade, cerca de 300 mulheres dão entrada em trabalho de parto todos os meses, mas aproximadamente um terço delas não possui bens básicos para a fase pós-parto.
“Aqui elas recebem todos os cuidados. Mas, algumas, quando retornam para seus lares não têm todos os insumos necessários para dar continuidade aos cuidados do bebê”, afirma a secretária municipal de saúde, Eliana Pasini.
Ao todo, 3.500 kits serão entregues no decorrer deste ano. Cada kit contém 23 itens como roupas para recém-nascidos, fraldas descartáveis, pomadas, além de sandálias e toalhas para as mães. O projeto oferece os primeiros insumos aos bebês para que seja garantida a continuidade e a qualidade dos cuidados, conforme as orientações médicas.
A Prefeitura fará compras anuais para garantir a entrega dos kits a todas as mães que receberem alta na maternidade municipal. A quantidade anual terá como base o número de nascimentos registrados na maternidade, que gira em torno de 3.500 partos.
Na manhã desta sexta-feira, o prefeito Hildon Chaves, acompanhado da primeira-dama Ieda Chaves, entregou o primeiro kit do projeto a uma paciente da maternidade, que estava de alta após o parto.
Ele falou sobre a importância do atendimento às mães. “Era um desejo da nossa gestão e da direção da maternidade fornecer um cuidado maior às mulheres que ganham seus bebês aqui. Garantimos que todas as mães receberão o kit. Quem não tem nada, agora terá tudo e quem já tem, terá mais”, anunciou.