Dando sequência ao Programa de Eficiência Energética (Proled), com foco na padronização, modernização, qualidade da iluminação pública e mais segurança para as pessoas, a Prefeitura de Porto Velho iniciou a substituição das lâmpadas de vapor metálico por luminárias de led na avenida Calama.
O trabalho, executado por equipes da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), está sendo realizado no trecho que fica entre as avenidas Jorge Teixeira e Farquar, na parte mais central da cidade.
Procedimento idêntico foi concluído recentemente na avenida Farquar, entre a avenida dos Imigrantes e 7 de Setembro, também foi contemplada a avenida Lauro Sodré.
Na região Leste de Porto Velho, o trecho mais movimentado da avenida José Amador dos Reis, que fica entre a avenida Amazonas e a rua Quatro de Outubro, também já conta com iluminação diferenciada (led). No local, foram substituídos 99 pontos de luz.
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
O presidente da Emdur, Gustavo Beltrame, disse que, entre os principais motivos para a mudança estão a segurança para a população, economia na conta de luz para os cofres do município e a durabilidade das lâmpadas de led, que ultrapassam as 50 mil horas de uso. Já as de vapor metálico duram no máximo 20 mil horas.
ECONOMIA E INVESTIMENTO
“Somente com a iluminação da rua José Amador dos Reis, vamos economizar R$ 158 mil por ano”, destacou Beltrame, acrescentando que o investimento da Prefeitura nessa etapa inicial do Proled é da ordem de R$ 2,5 milhões para atender as avenidas com maior fluxo de veículos.
Ainda sobre o tempo de vida útil das novas luminárias, que também resulta em maior economia para a Prefeitura, o presidente da Emdur informa que as lâmpadas de led têm garantia de até oito anos.