Com a proposta de instruir os produtores rurais no cultivo do café, a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), realizou na quarta-feira (8), o “Dia de Campo da Cafeicultura”, em uma propriedade rural de Alto Paraíso. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Prefeitura de Alto Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri).
Durante a ação, dezenas de cafeicultores receberam palestras sobre técnicas de manejo e implantação de lavouras, controle de pragas e doenças, colheitas e pós colheita. Também foram abordados temas como análise de solo, adubação e calagem, uso racional de recursos, uso de micro-organismos, sustentabilidade e fermentação dos grãos.
O evento aconteceu em uma propriedade localizada na Linha C-85. O produtor da propriedade conta que iniciou a lavoura de café há quatro anos e que sempre buscou capacitações da Emater para desenvolver novas técnicas de cultivo com eficiência.
O supervisor regional de Ariquemes da Emater, André Luis Castro de Carvalho, destacou a produção cafeeira de Rondônia, que tem ganho destaque no cenário nacional cada vez mais e explicou que o evento foi realizado para apresentar novas tecnologias que estão disponíveis dentro da cadeia produtiva.
“O Estado recebeu na ‘Semana Internacional do Café’ o prêmio de 2º e 3º melhor café do Brasil, na categoria cafés naturais especiais e o prêmio de melhor café do Brasil na categoria fermentado. Por isso, nosso objetivo no ‘Dia de Campo’ é trocar informações com o produtor, saber as dificuldades que possuem, para que Rondônia não só aumente a produção, mas que a gente produza com qualidade e sustentabilidade”, detalhou o supervisor regional.