Pelo menos 21 civis, incluindo duas crianças, foram mortos em um ataque aéreo russo em uma rua residencial na cidade de Sumy, no nordeste da Ucrânia, na noite desta segunda-feira (7), disse a promotoria regional em comunicado divulgado nesta terça-feira (8).
Os corpos foram recuperados pelos serviços de emergência em buscas que estão em andamento, disse a agência.
Civis ucranianos embarcaram em ônibus para fugir de Sumy na manhã desta terça, a primeira evacuação de uma cidade ucraniana através de um corredor humanitário acordado com a Rússia após várias tentativas fracassadas nos últimos dias.
O governador de Sumy, Dmitro Zhivitskiy, disse em um comunicado em vídeo que os primeiros ônibus já partiram de Sumy para a cidade de Poltava, mais a oeste. Zhivitskiy disse que a prioridade será dada aos deficientes, mulheres grávidas e crianças em orfanatos.
O Ministério de Defesa da Rússia disse que abriu os corredores humanitários em cinco cidades ucranianas, entre elas a capital Kiev, informação contestada pelas autoridades ucranianas. Segundo a pasta, as forças russas interromperam os ataques nestes locais a partir das 9h no horário local (4h no horário de Brasília).
Além de Kiev e Sumy, a Rússia disse que os outros corredores estão localizados em Cherhihiv, Sumy, Kharkiv e Mariupol, permitindo que os civis evacuem as cidades com segurança.