A China planeja enviar astronautas à Lua até o final da década. Um vídeo divulgado pela China Aerospace Science and Technology Corporation (CASC) mostra como isso pode acontecer e como serão as espaçonaves tripuladas e os aterrissadores lunares da próxima geração da China.
A exibição feita no dia 20 de dezembro de 2022 e transmitida pela China Central Television (CCTV) detalhou a espaçonave tripulada de última geração e o módulo lunar da agência espacial chinesa, a CNSA. A palestra foi feita por Wu Yansheng, presidente da CASC, principal prestadora de serviços para o programa espacial chines.
Na apresentação, animações das espaçonaves são mostradas aterrissando na Lua e logo em seguida a bandeira da China é plantada na superfície lunar.
A CASC já é conhecida por estar trabalhando para fazer com que um pouso lunar aconteça. Além disso, outros especialistas em espaço, apontam que uma missão à Lua de curto prazo seria possível antes de 2030.
Programa espacial chinês
A China bateu recordes de lançamentos em 2022 e finalizou a Estação Espacial Tiangong na órbita baixa terrestre. No entanto, os planos da China não param por ai.