Quem quiser usar um chatbot, precisa, pelo menos, entrar num site ou baixar algum aplicativo. Mas isso muda a partir desta quarta-feira (19), quando a LuzIA – sistema de IA (inteligência artificial) estilo ChatGPT para WhatsApp e Telegram – chega ao Brasil.
Para quem tem pressa:
- A LuzIA – sistema de IA (inteligência artificial) estilo ChatGPT para WhatsApp e Telegram – chega ao Brasil nesta quarta-feira (19);
- Para usar o sistema, que é gratuito, basta adicionar o número da LuzIA (+55 11 97255-3036) à agenda e começar a conversar com a IA;
- O sistema leva as funcionalidades da Inteligência Artificial – por exemplo: transcrever áudios, tirar dúvidas e criar imagens – para aplicativos de conversa.
Para usar o sistema, que é gratuito, o usuário não precisa criar conta nem fazer download de nada. Segundo a empresa, basta adicionar o número da LuzIA (+55 11 97255-3036) à agenda e começar a conversar com a IA.
Também dá para acessar o site da LuzIA e escolher a plataforma que quiser (WhatsApp ou Telegram).
Criada originalmente na Espanha em março de 2023, o objetivo do sistema é ampliar o acesso das pessoas ao recurso de inteligência artificial, conforme divulgou a empresa.
O que a LuzIA consegue fazer
A ferramenta funciona de forma parecida ao ChatGPT, da OpenAI. Confira abaixo alguns exemplos do que a LuzIA consegue fazer, segundo a empresa:
- Transcrever áudios: encaminhe áudios para a LuzIA para receber a transcrição (desde que o áudio não ultrapasse 10 minutos);
- Planejar refeições: pode dar instruções para uma receita específica (inclusive, com bebidas para harmonizar) ou fazer sugestões a partir dos ingredientes que você tem em casa;
- Tirar dúvidas: pode indicar uma série de caminhos para você resolver problemas domésticos ou do trabalho;
- Escrever mensagens: se você estiver sofrendo com bloqueio criativo, pode pedir à LuzIA para que ela escreva um modelo de mensagem, declaração ou documento;
- Pedir dicas e recomendações: pode dar recomendações de filmes e séries com base em ator ou duração, além de livros com base em gênero ou autor;
- Traduzir textos: consegue traduzir, por exemplo, textos e letras de músicas para o português ou outro idioma em poucos segundos;
- Criar imagens: basta dizer “imagina [descrição da imagem]” e aguardar pelo resultado.
Sistema ‘tipo ChatGPT’
A LuzIA é um sistema de interação simples e gratuito, apoiado por investidores do Vale do Silício. Antes de chegar ao Brasil, a ferramenta contava com mais de quatro milhões de usuários ativos em 40 países.
Agora, a ferramenta está totalmente traduzida para português e, segundo a empresa, tem o objetivo de ser uma “porta de entrada descomplicada para os potenciais da inteligência artificial”.
Além disso, por funcionar no WhatsApp e Telegram, a LuzIA pode ser usada sem consumir pacotes de dados móveis nos planos que contemplam essa oferta.
Nós queremos levar o poder da inteligência artificial para todos, onde quer que estejam. Sabemos que o brasileiro ama tecnologia e o impacto transformador que ela tem em sua vida, e que o WhatsApp é uma ferramenta indispensável às pessoas por aqui. Por isso, trabalhamos para adaptar a LuzIA para o português e para que ela possa ser uma companhia para todas as horas e ajudar os brasileiros nas suas rotinas do dia a dia.
Ferramenta ‘descomplicada’ e segura
A LuzIA pode conversar com os brasileiros por mensagens de texto e de áudio sem a necessidade de decorar comandos específicos, segundo a empresa.
Por exemplo, você pode pedir a ela a receita de uma moqueca, perguntar a melhor forma de cuidar das suas plantas ou a bebida que combina com um prato que você está preparando.
A empresa também informou que o sistema utiliza um modelo de linguagem de inteligência artificial que está em constante evolução.
Isso significa que seguiremos melhorando a LuzIA e a adaptando para o mercado local. Queremos que ela seja como uma amiga para os brasileiros, ajudando-os em suas tarefas e dando boas recomendações para que eles aproveitem melhor seu tempo com amigos e família.
Álvaro Higes, CEO da LuzIA
No WhatsApp, a LuzIA possui um número verificado (com um selo verde ao lado do nome) para garantir que as pessoas estejam falando com o contato correto e evitar imitações ou fraudes.
Além disso, os comandos enviados pelos usuários são processados de forma anônima pela inteligência artificial e usados para treinamento sem o nome e número de telefone da pessoa.