Elon Musk e Linda Yaccarino, diretora-executiva do Twitter, publicaram nesta segunda-feira (24) uma foto do novo logo da rede social estampado na sede da empresa em São Francisco, EUA, oficializando o adeus ao clássico passarinho. O emblema, que agora passa a ser um “X” branco, já foi incorporado integralmente na plataforma esta manhã.
- Musk anunciou em uma série de tweets no início do domingo (23) que o Twitter iria trocar o logo do passarinho por um simples “X”;
- Ele também postou um curto vídeo de um “X” piscante, dando uma prévia de como poderia ser a nova identidade visual da plataforma;
- Embora o pássaro azul do Twitter ainda esteja visível, a mudança deve ocorrer gradualmente;
- Em um documento legal apresentado no início deste ano, o Twitter já havia anunciado que tinha um novo nome para a empresa, X Corp. — ela faz parte de uma empresa controladora chamada X Holdings Corp.;
- A mudança de nome está alinhada com os planos de Musk de usar sua aquisição do Twitter para criar o “X, o aplicativo de tudo” em até cinco anos;
- O bilionário, cuja empresa de exploração espacial é chamada SpaceX, tem uma longa história com a letra X — O CEO também se refere a um de seus filhos como X.
Após o anúncio, comentado no Twitter durante todo o domingo, diversos usuários criticaram a mudança. A hashtag GoodbyeTwitter ficou nos trends da plataforma e diversos memes tomaram conta da rede social.
Originalmente, o logotipo do Twitter foi criado em 2006 e adaptado para o que conhecemos hoje em 2010 por Philip Pascuzzo e Douglas Bowman. Até 2012, o emblema passou por ao menos três atualizações. “O logotipo foi projetado para ser simples, equilibrado e legível em tamanhos muito pequenos, quase como um “e” minúsculo”, twittou Martin Grasser, um dos designers.
O x.com
O x.com, novo domínio que redireciona para o Twitter, já tem uma longa história nas mãos do bilionário. Musk cofundou o x.com como um banco online em 1999, que mais tarde se transformou no PayPal. Em 2017, o empresário adquiriu o site de volta dizendo ter “valor sentimental”.
X é o estado futuro de interatividade ilimitada — centrado em áudio, vídeo, mensagens, pagamentos/banco — criando um mercado global para ideias, bens, serviços e oportunidades.
Linda Yaccarino no Twitter.
Os planos de rebranding de Musk marcam uma ruptura com a abordagem da maioria dos profissionais de marketing de proteger marcas e logotipos com reconhecimento generalizado.
Não faz muito sentido substituir uma marca globalmente reconhecida por um símbolo genérico.
Jason Goldman, ex-chefe de produto do Twitter.