A estiagem que atinge a região de Porto Velho, está preocupando a Companhia de Água e Esgoto do Estado de Rondônia (Caerd) e os moradores da cidade. O nível do Rio Madeira, principal fonte de abastecimento de água da capital, chegou ao menor nível já registrado, com 1 metro e 15 centímetros.
As bombas que captam água do rio estão tendo dificuldades para entregar o líquido à estação de tratamento, o que pode levar a desabastecimentos em alguns bairros da cidade. A Caerd já está tomando medidas para garantir o abastecimento, como a redução da pressão da água e a intensificação dos serviços de manutenção das bombas.
A companhia também pede que os moradores da capital passem a utilizar a água com mais responsabilidade nessa época de seca.
Algumas dicas para economizar água incluem:
Fechar a torneira ao escovar os dentes, lavar as mãos e a louça;
Tomar banhos mais curtos;
Reutilizar a água da máquina de lavar roupa e louça;
Evitar lavar calçadas e carros;
Instalar torneiras com temporizador.
A estiagem é um fenômeno natural que ocorre na região amazônica, mas nos últimos anos tem se tornado mais frequente e intensa. A mudança climática é um dos principais fatores que contribuem para o aumento da frequência e intensidade das estiagens na Amazônia.