Policlínica Oswaldo Cruz reforça orientação para diagnóstico e tratamento da hanseníase

0
104

A Policlínica Oswaldo Cruz (POC), em Porto Velho, oferece atendimentos, tratamentos e cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS), focando em diagnóstico de hanseníase em menores de 15 anos, casos de difícil diagnóstico, reinfecção, reações hansênicas graves, esquemas alternativos e cirurgias para neuropatias compressivas, incluindo cirurgias preventivas.

Segundo o coordenador do Núcleo de Hanseníase da POC, Wanderlei Ruffato, a hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa que afeta os nervos e a pele, causada por um bacilo chamado Mycobacterium leprae, “O diagnóstico precoce é a chave para uma cura mais rápida. Com a identificação dos sintomas, diagnosticar a doença precocemente reduz o tempo de tratamento que, dependendo do estado clínico do paciente, dura em torno de 6 a 12 meses”, explicou.

SINTOMAS 

  • Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades;
  • Manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato;
  • Áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor;
  • Caroços e placas em qualquer local do corpo; e
  • Diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).

TRANSMISSÃO

Os pacientes sem tratamento eliminam os bacilos através do aparelho respiratório superior por meio de secreções nasais, gotículas da fala, tosse, espirro. O paciente em tratamento regular ou que já recebeu alta não transmite a doença. Fatores ligados à genética humana são responsáveis pela resistência (não adoecem) ou suscetibilidade (adoecem).

ATENDIMENTO 

Para ser atendido, o usuário SUS deve se direcionar a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), e com os encaminhamentos em mãos pode agendar sua consulta na POC. A Policlínica Oswaldo Cruz está localizada na Avenida Governador Jorge Teixeira, nº 3.862, Bairro Industrial, em Porto Velho. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 19 horas.