Estudantes de Curso Técnico em Agronegócio apresentam potenciais do buriti, na Rondônia Rural Show Internacional

0
152

Estudantes do segundo ano do Curso Técnico em Agronegócio do Centro Técnico Estadual de Educação Rural (Centec Abaitará), unidade executora do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), apresentaram o resultado de um trabalho escolar realizado neste semestre para demonstrar os potenciais do uso do buriti, durante a 11ª Rondônia Rural Show Internacional. A apresentação aconteceu na quinta-feira (23), no Espaço Interativo e Ideológico do Idep, que está realizando na maior feira de agronegócio da região Norte, ações com foco na expansão do ensino profissionalizante no campo.

ZONA RURAL

Os alunos que expuseram a experiência em sala de aula vivem na zona rural de Vilhena. Fazem o curso técnico em uma sala descentralizada do Idep, que funciona na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Progresso, situada na localidade de Perobal.

Andressa Pereira de Lima, 26 anos, Emanuel de Jesus Falkiewicz ,de 22 anos, e Ester Corsina Lemes, 48 anos, moram na comunidade Cascalheira. Érika Lovinski Gomes Abreu, de 27, é da localidade Perobal e Esequiel  Assencio de Oliveira, 22 anos, vive no Baixadão.

AGROINDÚSTRIA

Segundo Érika Gomes, a ideia surgiu na aula de gestão ambiental, quando a colega de sala Andressa comentou que tinha experimentado o suco do buriti e achou saboroso. “Como na nossa região tem essa fruta em abundância, pensamos em apresentar os seus derivados na Rondônia Rural Show Internacional”, evidenciou.

Com o sucesso da tarefa escolar, o grupo planeja criar uma agroindústria em parceria com a Associação Mútua dos Pequenos Produtores Rurais da Cascalheira, cujos associados já se prontificaram a apoiar a iniciativa.

BENEFÍCIOS

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o empenho dos alunos do Curso Técnico em Agronegócio do Centec Abaitará, é mais um motivo para o Governo de Rondônia continuar firme no fortalecimento da qualificação da mão de obra em todas as regiões do Estado.

“Cada vez mais, fica notória a importância da educação profissional para a nossa população porque os benefícios não ficam apenas para quem estuda, mas também para sua família e a comunidade em geral, tendo em vista as transformações sociais que acontecem, por meio do conhecimento”, salientou.

Já a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira destacou o alto nível do trabalho apresentado e o empreendedorismo dos estudantes. “Antes de concluírem o curso, esses dedicados alunos estão fazendo a diferença e prometem ter um futuro brilhante”, enalteceu.

Os alunos distribuíram  produtos feitos à base de buriti, como Mousse, Bolo, Farinha, Doce cremoso e Doce em pedaço