O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (28), em anexo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). A obra, orçada em mais de 1,5 milhões, sendo 457 mil do Governo Federal e mais R$ 1 milhão de recursos próprios do Município, funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana. São 40 profissionais capacitados e acionados por uma Central de Regulação das Urgências, com veículos tripulados por equipe altamente qualificada.
“Nós estamos realizando hoje um dos maiores sonhos de nossa população, que era ter em Ji-Paraná uma unidade do SAMU. Essa obra será um grande ganho para o serviço público de saúde. Vai melhorar e muito o atendimento à nossa população, já que esse serviço é um dos componentes que integram a Política Nacional de Atenção às Urgências, principalmente na rede assistencial pré-hospitalar móvel”, disse Isaú Fonseca, prefeito de Ji-Paraná.
A inauguração reuniu diversas autoridades, que destacaram a importância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), caracterizado pela busca precoce da vítima após a ocorrência de um incidente que afete sua saúde, seja de natureza clínica, cirúrgica, traumática ou psiquiátrica. Este tipo de atendimento evita o agravamento da condição da vítima, minimizando o sofrimento, prevenindo sequelas ou mesmo evitando o óbito, por meio de atendimento e/ou transporte adequado.
“Essa unidade vai fazer o atendimento não somente na rua, mas fará toda a regulação de urgência e emergência, otimizando o serviço de atendimento para nossa população. Hoje estamos inaugurando um novo ciclo no sistema de saúde, com uma estrutura completa, com ambulâncias equipadas com alta tecnologia a serviço de nossa população”, ressaltou Marcelo Barbisan, secretário de Saúde.
O vereador Edinho Fidelis, com a voz embargada pelo choro, disse que não foi fácil, mas que com fé e perseverança os objetivos foram alcançados. “Hoje é um dia épico para todos nós, todo mundo sabe o quanto foi desafiador para nós a implantação dessa unidade. Acordávamos às cinco da manhã, viajávamos para Ariquemes, ficavamos ausentes da família, mas tudo valeu a pena. Temos uma das melhores equipes do SAMU do Brasil em nossa cidade, graças ao apoio que tivemos, principalmente de você, Marcondes, que capacitou nossa equipe, e você, prefeito Isaú, que acreditou neste projeto”, ressaltou Edinho Fidélis, vereador.
O governo do estado esteve representado pelo secretário adjunto da saúde, Elcio Barony de Oliveira, destacou que a maior prioridade do SAMU é prestar o atendimento à vítima no menor tempo possível, inclusive com o envio de médicos conforme a gravidade do caso.
Já a deputada federal Silvia Cristina enalteceu o trabalho da gestão e a revolução que está sendo promovida no sistema de saúde. “Nunca vi tantos investimentos em saúde como vemos aqui em Ji-Paraná. Essa é uma gestão que não para, trabalha 24 horas, buscando sempre o melhor para nossa população. O prefeito está de parabéns, e digo mais: não pare, pois a população sabe o quanto você é dedicado e comprometido com nossa cidade”, parabenizou Silvia.
No evento houve a transmissão de responsabilidades entre Corpo de Bombeiros e SAMU, presidida pelo tenente-coronel Costa do 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros, prestigiado por populares, vereadores, secretários e representantes das Unidades do SAMU de Porto Velho e Ariquemes.
SAMU JI-PARANÁ
As instalações do SAMU contam com sala de administração, sala de núcleo de educação permanente, sala de direção, sala do sistema de segurança, banheiros (feminino e masculino), quartos de repouso, cozinha, lavanderia, sala de esterilização, almoxarifado, lavador para atender as ambulâncias e estacionamento amplo.
Mais de 40 profissionais fazem parte da equipe. São 10 médicos, 14 técnicos de enfermagem, seis enfermeiros, além de condutores socorristas e equipe de gestão.
Duas ambulâncias, sendo uma de suporte avançado e uma de suporte básico, mais um veículo de intervenção rápida, fazem parte da frota que compõe a unidade. Os veículos foram adquiridos por meio do deputado federal Lúcio Mosquini (MDB), que destinou mais de R$ 1,5 milhão, que também foram usados na reestruturação do SAMU.